Nokia patenteia anotações no verso de fotos digitais

Standard

Nokia patenteia anotações no verso de fotos digita
16/09/2008 07:09 

A Nokia, fabricante finlandesa de celulares, abriu um pedido de registro de patente na última semana para um sistema de fotografia digital que aproximará um pouco mais a tecnologia das velhas imagens impressas.

Na patente, a companhia aborda um sistema de anotações digitais para o verso das fotos digitais, prática comum em imagens impressas, normalmente catalogando a data e o autor da fotografia, ou ainda o sujeito retratado, conforme noticiou o site NewScientist.

O mecanismo permitiria “virar” uma foto recém-tirada e escrever, com ajuda de um teclado ou uma caneta stylus sobre uma tela sensível ao toque, asinformações desejadas. As informações então seriam gravadas juntas com a foto, sem interferir com a imagem em si.

Embora a patente aborde a criação de mais um espaço de informação nas fotos, a fotografia digital traz também as chamadas etiquetas EXIF, especificações criadas por câmeras digitais e que armazenam informações como data e hora da captura, configurações da câmera, informações de copyright e até mesmo uma miniatura da foto, mostrada no visor LCD, conforme pode ser lido na Wikipédia.

O texto da nova patente da Nokia pode ser lido na íntegra, em inglês, pelo atalho tinyurl.com/6bdt6x.

Fonte: Geek

Comente via Facebook

comentários

O que achou?

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.