A Casa do Baralho 2

Padrão

🇧🇷 A segunda temporada do O Mecanismo tem, a partir do episódio 6, uma forte inflexão para um dos lados, visando “passar um pano” para o partido da ex-presidente.

Era esperado que Padilha fizesse isso já na primeira temporada, não fez. Ao contrário, fez uma bela obra. Na segunda temporada, ia bem até essa guinada. No geral, a obra é boa – e Padilha poderia ter autoradio para todos os lados sem tentar aliviar pra “Janete”. A mudança, por sinal, parece coincidir as gravações com as eleições de 2018 e, talvez, com a indicação prematura de Sergio Moro para o Ministério da Justiça.

Digno de nota, também, é a menção clara à série política norte-americana House of Cards.

Continuo apreciando a série, apesar disso. Desnuda um modelo de governo que existe no Brasil desde a redemocratização – e foi acentuada pela Constituição de 1988.

A inflexão fica bem clara nas nuances do tratamento dado ao Rigo (Moro) e, ainda mais, na fala claramente política de Ruffo sobre a eleição de Bolsonaro (sem citar nomes ainda).

Há espaço para mais umas 2 ou 3 temporadas. Dá pra tratar do “pós Impeachment” com Temer. Dá pra tratar das armações do STF. É até do início do governo Bolsonaro (apesar de achar que esse ficaria para a 5ª temporada, com mais elementos a serem colocados).

Quem mais assistiu? Que acharam?

Comente via Facebook

comentários

O que achou?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.