E aqui o último trabalho, também em formato slidecast, sobre a Natura
Não custa lembrar que seus comentários e questionamentos são muito importantes
E aqui o último trabalho, também em formato slidecast, sobre a Natura
Não custa lembrar que seus comentários e questionamentos são muito importantes
Olá pessoal,
Sou aluna do 1º semestre do GATI, e ao assistir a apresentação sobre a Natura, vi que não foi citado que a Natura não possui lojas como uma de suas concorrentes “O Boticário”. É válido considerar o fato de não termos o fácil acesso aos produtos da Natura como temos aos produtos do Boticário, como uma fraqueza, e uma falha na estratégia? E também gostaria de saber se existe algum projeto para que a compra dos produtos, não seja apenas através das revendedoras?
“O acesso aos produtos Natura pelo canal de revendedoras não deveria ser visto como falha na estratégia ou mesmo fraqueza, uma vez que é um dos principais diferenciais em relação aos concorrentes, tanto no quesito custo, uma vez que não demanda espaço físico e as demais despesas referentes às instalações, além das questões trabalhistas, como contratações. A Natura se utiliza desse canal de vendas diretas como parte integrante de sua estratégia de liderança na diferenciação de produtos e serviços voltado à sustentabilidade, pois essas revendedoras são as disseminadoras do conceito “Bem Estar Bem”, além de esclarecer dúvidas sobre os produtos da marca. Por outro lado, para facilitar o contato com seus produtos, existe um projeto de criação de espaços abertos ao público, como a “Casa Natura”, que é um espaço misto de centro de conveniência e loja, onde os consumidores poderão experimentar toda a linha de produtos da Natura e comprá-los, além de experimentar massagens e realizar cursos.
Só fazendo um adendo a pergunta da Vanessa. É sabido que no Brasil existe a cultura das revendedoras, que nem sempre é bem divulgado pelo fato de não sabermos quem são essas pessoas, no entanto, a Natura em 2005 inaugurou a primeira loja MUNDIAL na Fraça, queria saber se a estratégia utilizada na ocasião foi revista e adaptada para os planos da empresa no cenário NACIONAL?
O grupo analisou a estratégia da Natura na França como incorreta, pois não considerou importantes fatores como cultura local, legislação e canais de vendas. A Natura tentou impor sua estratégia em um país, e não estava preparada para isso. A partir disso, o grupo propôs uma estratégia direfente, como a aquisição de empresas já estabelecidas na América Latina, em países onde não existe a marca Natura, com canal de vendas já estabelecido, e que possuam como premissas ser idônea, ética e íntegra, para que fosse implementado com sucesso o conceito de sustentabilidade nos negócios.”
no slide 14 no último tópico de estratégia futura, cita sobre a presença da Natura em países da América Latina. Como será a abordagem aos cliente finais, será somente por consultoras como aqui no Brasil ou será uma abordagem mista como na França, direta por loja e indireta por consultoras.
Qual seria a pesquisa realizada para identificar qual a melhor abordagem para os clientes de culturas diferentes?
A principal concorrente da Natura é a Avon (Venda Direta) o mercado de
venda direta é diferente de franquias.
O publico que quer comprar um produto da Natura não é o mesmo que vai no
supermercado comprar Nivea…ou vai na loja e leva qualquer coisa..
Um dos principios da venda direta é encadeamente de relação Natura com seu
colaboradores e coms seus consumidores, fora que é um atendimento personalizado. As pessoas possuem esta ciencia (demora na entrega) porém
compram Natura pela qualidade de seu produto, Marca Brasileira, Produto com
qualidade, empresa responsavel e sustentavel, ótimos aromas. etc esta é a
Natura.