Governo do Rio de Janeiro unifica bancos de dados estratégicos

Padrão

Espaço RioInfo 2007 – Convergência Digital
:: Convergência Digital*

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) apresentou o projeto do portal Intragov. RJ, ainda em desenvolvimento, para os 16 representantes das entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação presentes à 88ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos da Associação Brasileira de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação, (ABEP), encerrada nesta sexta-feira, 01/08, no Rio de Janeiro.

O Intragov.RJ pretende reunir num único sistema, os principais bancos de dados do estado do Rio, com informações sobre educação, saúde, recursos humanos e segurança pública, entre outras áreas estratégicas.

A partir de consultas estabelecidas por três níveis de acesso, o portal servirá como ferramenta para monitorar as políticas públicas, auxiliando na tomada de decisão e atendendo ao governador, aos secretários e aos funcionários que buscarem informações técnicas detalhadas sobre um determinado tema.

“Aplicar os conceitos de Business Intelligence (BI) aos bancos de dados é primordial, pois nos permite conferir caráter estratégico as informações contidas neles. Dessa forma, estamos subsidiando o trabalho dos gestores públicos e ajudando-lhes a monitorar a política publica”, destacou o presidente do Proderj, Paulo Coelho.

Mais do que isso, o portal Intragov.RJ possibilita o cruzamento de informações, a geração de data warehouses temáticos e a criação de um ambiente integrado para execução de mineração de dados. O diretor executivo da autarquia, Sergio Mendes, expôs aos diretores técnicos a proposta do projeto e como ele tem sido desenvolvido nos, últimos três anos, dentro da instituição.

“Tocar um projeto como esse não é nada fácil. Só conseguimos alavancar a iniciativa no Proderj, depois que aplicamos a idéia as áreas especificas, como os sistemas de recursos humanos que possibilita a visualização de informações de pessoal ou o sistema de roubos e furtos, permitindo mapear os tipos de veículos e horários em que esses delitos mais ocorrem em determinada região”, explicou Mendes.

A 88ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos da ABEP acontece a cada três meses em diferentes estados com o intuito de fomentar a troca de experiências e conhecimento entre as entidades de TI de todo o país.

O Rio de Janeiro sediou a 88ª edição, encerrada nesta sexta-feira, 01/08. Participaram do evento diretores técnicos do Amazonas, Bahia, Brasília, Permanbuco, Paraná, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Norte, Acre, Piauí, Paraíba, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Fonte: http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=15189&sid=75

Comente via Facebook

comentários

O que achou?